Projetos em parceria

Posted in CSF

Diagnóstico Social do Concelho de Cascais

Sob o lema coesão social e territorial está a decorrer no Concelho de Cascais, o Diagnóstico Social (DS).

Pretende-se que este diagnóstico seja pensado através de vários olhares, numa ótica de responsabilidade partilhada, (autarquias, organizações não governamentais, serviços públicos, empresas, munícipes) e pretende-se, também, criar um bom instrumento para fundamentar a ação futura para o Concelho ao nível do desenvolvimento social.

Compete à Rede Social de Cascais promover um planeamento estratégico para o desenvolvimento social concelhio, baseado no DS e num Plano de Desenvolvimento Social Plurianual (PDS).

O último DS foi realizado em 2004 e desde então só tem sido possível atualizar alguns indicadores, sem um olhar global e integrado sobre a realidade, capaz de fundamentar prioridades e novas estratégias de intervenção. Aquando da elaboração do PDS 2012-2015, foi sentida pelo conjunto de atores sociais a necessidade de atualização do DS.

Assim, foi aberto um concurso público para aquisição de serviços para a realização do DS e os 5 lotes* que compõem o diagnóstico social foram adjudicados ao Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU).

• LOTE 1 | Recolha, tratamento e análise de dados quantitativos e qualitativos referentes à situação social
    Dezembro de 2014-Setembro de 2015
  • LOTE 2 | Atualização da Carta Social
    Junho a Dezembro de 2015